catch wrestling Informação geral

                Resumo: luta de captura ou luta de agarrar) ou também Catch-as-catch-can (lit.                     agarre quando puder agarrar)


                 Esporte de combate.

                Foco Agarramentos.
Dureza Contato pleno
Outras informações
Esporte olímpico Não.

Cronologia das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais.

Catch wrestling "A mãe da luta-livre esportiva no Brasil"

                                Catch Wrestling e Jiu Jitsu diferenças e semelhanças


Catch wrestling (lit. luta de captura ou luta de agarrar) ou também Catch-as-catch-can (lit.

agarre quando puder agarrar), conhecido no Brasil no início do Século XX como Luta livre americana, é um estilo de luta tradicional que se desenvolveu e popularizou no final do século XIX pelos lutadores do carnaval itinerante, que tem incorporado submission holds, ou "hooks", em sua luta para aumentar sua eficácia contra os seus adversários.



O catch wrestling deriva de vários estilos diferentes, o estilo inglês de wrestling de Lancashire (catch-as-catch-can),[2] o collar-and-elbow irlandês, a luta greco-romana, os estilos do subcontinente indiano como o pehlwani, e os estilos iranianos como o varzesh-e pahlavani.



A formação de alguns lutadores modernos de submission wrestling e artes marciais misturadas é fundamentada no catch wrestling.



A Luta profissional (Também conhecido como Pro Wrestling) começou com lutas de Catch até que elementos de artes cénicas foram introduzidas, transformando o esporte em um espetáculo com lutas pré-determinadas.

 

Hístória do Catch wrestling No Brasil

Catch wrestling "A mãe da luta-livre esportiva no Brasil"
Atribuição da imagem a: https://catchbrazil.com.br/




No Brasil, o maior lutador de Catch foi Euclydes "Tatu" Hatem, que depois de aprender Catch em uma ACM no Rio de Janeiro, desenvolveu a partir do Catch um sistema de luta próprio chamado Luta Livre Esportiva ou Submission.
Saiba mais sobre esse assunto em:





O catch-as-catch-can (luta de Lancashire) inicialmente teve proeminência como um esporte amador praticado pelos mineiros de carvão em Lancashire, Inglaterra, tendo particularmente um epicentro de popularidade na cidade de Wigan.


O catch wrestling foi mais popular, com os carnavais nos Estados Unidos da América durante o século XIX e início do século XX.

Os lutadores do carnaval desafiavam os habitantes locais como parte do "show atlético" do carnaval e os moradores tinham sua chance de ganhar um prêmio em dinheiro se eles conseguissem derrotar o homem forte do carnaval por um pin ou uma submissão.

Catch wrestling "A mãe da luta-livre esportiva no Brasil"


 

Características do catch wrestling


É um estilo agressivo de luta que utiliza wrestling em combinação com joint locks e estrangulamentos para alcançar o resultado desejado.


O objetivo do praticante de catch wrestling é utilizar suas habilidades de wrestling para levar o adversário para o chão, onde utilizará o controle de solo ou uma submissão para subjugá-lo.

O praticante de catch wrestling vai tentar fazer isso o mais rápido possível.
A frase de Lancashire "catch as catch can" (lit. pegue como puder pegar) é geralmente entendido como "catch (a hold) anywhere you can" (lit.

Catch wrestling "A mãe da luta-livre esportiva no Brasil"



Pegue (um apoio) em qualquer lugar que você puder).

Em conseqüência disso, as regras do catch wrestling eram mais abertas do que sua contraparte greco-romana, que não permite agarramentos abaixo da cintura.

 

Artes marciais Judô catch wrestling.


Catch wrestlers podem ganhar uma partida por qualquer submissão ou pin, e a maior parte dos combates eram decididos com as duas melhores de três quedas.



Freqüentemente, mas nem sempre, o estrangulamento era proibido. Assim como nos dias de hoje, "tapping out" significa uma concessão, no auge do catch wrestling rolamentos para as próprias costas também podiam significar a derrota.


Frank Gotch ganhou muitos combates, forçando o adversário a rolar sobre as próprias costas com a ameaça de seu apoio. Muitas das novas técnicas surgiram do cruzamento de intercâmbios culturais com os proponentes do jiu jitsu.


As regras do catch wrestling mudavam de local para local.

Partidas contestadas com apostas nas minas de carvão ou em campos de extração de madeira favoreciam vitórias por submissão.


Onde não havia absolutamente nenhuma dúvida sobre quem foi o vencedor), enquanto combates profissionalmente reservados e competições amadoras favoreciam pins (atendendendo principalmente aos fãs pagantes mais requintados).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Saiba mais sobre esse artigo em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Catch_wrestling

Leia mais em outros artigos relacionados:

 Euclydes Hatem O mestre tatu pai da luta livre no brasil

 Hístória da Luta livre esportiva e a rivalidade com o jiu-jitsu.


Irmãos Ono e família Gracie os pioneiros do Jiu-jitssu.

A origem do Jiu-Jitsu e sua chegada ao Brasil.


Contate -nos

 

Depoimentos

 

Categoria: catch wrestling

Anexos:

- Vídeo 

- Áudio

- Imagens