Resuno:
O hapkido é uma arte marcial coreana ainda pouco difundida no Brasil. embora exista dede 500 anos A.C.

Hapkido uma arte marcial coreana

O hapkido é uma arte marcial coreana ainda pouco difundida no Brasil,embora exista desde 500 anos A.C Os primeiros documentos historicos que falam do hapkido datam do inicio do século v antes da éra Cristã.
Hapkido. A arte marcial dos ninjas coreanos.


Dai ser um risco afirmar com exatidão dessa data,eis que provavelmente o nacimento dessa arte marcial deva situar-se a epoca do surgimento do povo coreano. Desde então surgiu uma gama de varias artes marciais,como por exemplo o aikido,jiujitssu,karate etc.



Na oportunidade, tem se como certo o aparecimeto do Hapkido como estilo própio conhecido também como a arte marcial dos ninjas coreanos. Síglas para Hapkido. (hap=união,ki=força,do=caminho)


A arte do hapkido

O hapkido conta com cerca de 10.000 mil golpes de quebramentos e torçoes em torno de 360 variedades de chutes e centenas de armas.


Os campeonatos promovidos pela Internacional Korea Hapkido-Bum Mu Kwan, tem como finalidade de desenvolver as tecnicas reais que surgem a cada dia.





A luta pela sobrevivencia tem feito o homem adotar varias formas de combate,com ou sem armas sendo que em algumas ocasiões os gestos são de criação própia e em outras imitando os animais.


Mas na maioria dos casos ,a base de sustentação tem sua origem  nas caracteríticas morfológicas e culturais dos habitantes dos países onde são desenvolvidos,através de múltiplas gerações.

O hapkido koreano quem são seus representates no Brasil?

Entidades oficiais de HAPKIDO no BRASIL e INTERNACIONAIS


Hapkido. A arte marcial dos ninjas coreanos.



HAPKIDO DO BRASIL CONFEDERAÇÃO NACIONAL.



É uma entidade que vem para somar no mundo do HAPKIDO trazendo conhecimento e harmonia.


E com a participação direta do Grão Mestre Park Sung Jae.
Tendo como integrantes alguns Mestre e ainda alunos direto do Grão Mestre Park Sung Jae.


8º Dan : Delmo Menezes
6º Dan : Erik Barbeiro
6º Dan: Anderson Gonçalves
5º Dan : Edson C. Meira
5º Dan : Antonio Ferreira
4º Dan : Erik Dias Ferreira
4º Dan : Carlos Cravo
2º Dan : Carlos Cardone.



A.N.H.T


A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HAPKIDO TRADICIONAL - ANHT,
foi criada em 07 de fevereiro de 2004, pela união de alguns mestres, juntamente com o Grão-Mestre Marcílio Nogueira, aluno direto do introdutor oficial do HAPKIDO no Brasil, Grão-mestre Park Sung Jae - 10º Dan.



Hapkido dos ninjas


 



 
No início da década de 70, enviado oficialmente ao Brasil como representante da Korea Hapkido Association, Mestre Park foi convidado pelo Exército Brasileiro a introduzir o HAPKIDO como parte de treinamento de um grupo especial das Forças Armadas Nacional.

sta nobre arte marcial.


Se buscarmos um conceito claro sobre a palavra

ASSOCIAÇÃO
NACIONAL DE HAPKIDO TRADICIONAL - ANHT.


Sua criação se deu pela união de Mestres e Professores pertencentes ao estilo TRADICIONAL, com a intenção de manter e seguir os ensinamentos originais deste estilo.


A partir deste princípio, buscamos reunir pessoas que também lutem pelo objetivo de auxiliar no prosseguimento deste estilo, complementando e distendendo o processo de aprendizado, tanto de uma forma prática, quanto teórica.

  ninjas coreanos.




Em resumo, temos os mesmo objetivos de uma sociedade, ou seja, agrupar pessoas que exercem uma mesma atividade, submetidas a um regulamento unificador, em busca de defender um só interesse, que é o HAPKIDO TRADICIONAL.




Informações desta pesquisa do site da ANHT.
Sem alterações.


FBHT



A FBHT foi criada com o intuito de agregar o maior número possível de praticantes de todo o país, independente dos seus estilos e técnicas.



Seus fundadores e direção objetivaram desde o seu nascimento um princípio de união e intercâmbio dos inúmeros estilos de Hapkido existentes em todo território nacional.



E para isto sempre acontecer de forma rotineira, constante, somente uma entidade forte, com representatividade real de academias e filiados poderia ser capaz de vir propor tais projetos.


A Federação procura não se limitar a apenas ter um corpo diretivo, buscando ter  filiados e somente ofertando alguns eventos isolados.

Sua fo.rma de trabalho é caracterizada por seus representantes num trabalho de campo, de visitação nos dojangs de seus filiados e na prática promover, incentivar e organizar atividades de todos os níveis e moldes como:



cursos, palestras, seminários, congressos, demonstrações, oficinas, torneios e campeonatos tanto nos âmbitos locais, regionais, nacionais e internacionais.



Ainda se propõe aos trabalhos de proficiência, capacitação e certificação e reconhecimento das técnicas de seus filiados graduados, tanto instrutores, professores ou mestres.



WHA ORGANIZAÇOES DE HAPKIDO



É o objetivo do Hapkido Associação Mundial para preservar as técnicas de filosofia, e tradições do Hapkido e promover um entendimento profundo dos aspectos físicos e espirituais que permitem que os profissionais para alcançar expertise igual ao seu pleno potencial humano.


Além disso, o Mundial de Hapkido Associação, como um dever, oferecer orientação e comunidade entre Hapkido estúdios e profissionais de todo o mundo.

KHF

Antigamente chamada de WHF.
Suas funções continuão na Coréia na cidade de SEOUL
Fundada em 1947 pelo GM CHOI.



Federação Paulista de Hapkido

A Federação Paulista de Hapkido foi à primeira federação oficial de Hapkido no Brasil.


Fundada em 1991 pelo Mestres Park Sung Jae e seu irmão Park Kyu Jae, onde o objetivo dessa organização era de unir as academias de Hapkido de São Paulo.


Pois as academias de Hapkido passara a se propagar na cidade de São Paulo.






Com a ajuda dos Mestres Marcílio Nogueira, Ranulfo Amorim Bezerra, Sérgio Fernandes, Leonardo Rafael Rossi, Clarindo Bibiano dentre outros, a Federação Paulista de Hapkido iniciou seu trabalho organizando os exames de graduação e unificando as academias.


Beneficios do hapkido  arte marcial coreana para saúde.

O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal.

Sua base também é muito usada nos exércitos pelo mundo todo, o aprendizado de técnicas de ataques e defesas de socos, chutes, rolamentos, projeções, escapes, esquivas, torções, alavancas, imobilizações em pé ou no solo, técnicas de alongamento e respiração , além de englobar técnicas com armas de diversos tipos como bastões, espadas, bengalas, facas, leques.


Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto, por ser uma Arte capaz de se adaptar a qualquer adversário.

Origem: Portobello Sustentabilidade

Hapkido; Seus beneficios para Saúde: 1 – Melhora a capacidade física. ...
2 – Aprimora a capacidade de concentração e aprendizagem. ...
3 – Desenvolve valores éticos, morais e de compaixão pelo outro. ...
4 – Oportuniza o desenvolvimento intelectual e da autonomia. ...
5 – Possibilita o aprendizado de técnicas de autodefesa.


Anexos:
- Vídeo
- Áudio
- Imagens
Área de anexos
Visualizar o vídeo Hapkido: uma breve história do YouTube
Hapkido: uma breve história.