Resumo:

(O Taekwon-do nacia da formação de uma tropa de elite coreana).
 
O taekwon-do é a mais antiga das artes marciais,cuja tradução siguinifica "a arte de usar os pés em uma luta".

Taekwon-do em 670 A.C formado por uma tropa de elite coreana.



O Taekwon-do naceu  da formação de uma tropa de elite coreana.


Segundo estudiosos sua origem remóta há cerca de mil anos, na Coréia,tendo, provavelmente,influenciado o surgimento de outros tipos de lutas,conforme atesta documentos e gravuras encontrado em túmulos e paredes de templos naquele país oriental.

O Taekwon-do naceu  da formação de uma tropa de elite coreana.
O Taekwon-do naceu  da formação de uma tropa de elite coreana.


 A Coréia_berço do taekwon-do_nos ídos de 670 A.C.,éra dividida em 3 reinos: Sílla,Kogurryo e Baek Je.


 O primeiro deles,o menor,era constantemente invadido e saqueado pelos dois vizinhos e durante o reinado de Chin Hueng,joven aristocrata e mílitares formaram uma tropa de elite denominada Hwa Rang-do,(Símilar aos Samurais no Japão,e os cavaleiros andates da idade média no Ocidente.)



O nacimento do Taekwon-do de uma tropa de elite coreana.

Taekwon-do naceu  da formação de uma tropa de elite coreana.



Os integrantes dessa tropa complementava seus treinamentos normais com lanças,arcos e flexas e espadas,com a prática da díciplina mental,física e atraves de formas de lutas com os pés e as maos,como o Soo-Back e outras.




 E para inrijecerem mais o corpo e ganharem mais musculação,bem como adestrarem a mente,escalavam montanhas escarpadas,nadavam nos rios turbulentos nos meses frios, concentrando-se na tarefa de defenderem suas terras.


Taekwon-Do. Seu nacimento e a historia de seu povo.

 E o lema que criaram e rígorosamnete obedeciam,síntetiza com muita propiedade oque ia em suas mentes: 1-Obediencia ao rei;2-respeito aos pais;3-lealdade para com os amigos;4-nunca recuar ante ao inimigo;5-só matar quando não houver alternativa.



 O comandante do Hwa Rang -Do éra o general Kim Yu Shim. E assim nacia o Taekwon-do na cidade de surabul com o nome de Tae Kyon (Chutar Pulando). A antiga Surabul denomi-se hoje Kyung-Ju.




 Alguns hístoriadores entretanto, discordam do fato,alegando que a origem do taekwon-do é bem mais antiga pois o tae kyon foi o aprimoramento de varias lutas, entre elas o Soo Back.


Qual seria mesmo a origem do Taekwon-do? teria mesmo nacido da fomação de uma tropa de elite coreana?


 


O Taekwon-do naceu da formação de uma tropa de elite coreana.

A afirmação desses hítoriadores prede-se aos fatos de que os arquiologos Japoneses pesquisando tumbas daquela época,econtraram figuras representando homens lutando na posiçaõ de Soo Back,revelando que a pessoa ali enterrada praticava o Taekwon-do em vida.



Também que o povo da época praticava ao lado de danças e cantos com o propósito de consolar a alma dos mórtos.



A época da construçaõ dessa tumbas está fincada entre os anos de 3 A.C. e 427 A.C. deduz-se pois que os coreanos ja praticavam o Taekwon-do naquela época.



Mas as divergências dessa luta não param por ai Há ainda muitos estudiosos do assunto que afirma ser o taekwon-do originario do kung-fu a arte marcial chinesa de combate e defesa pessoal e por ai vai...



O Taekwon-do naceu  da formação de uma tropa de elite coreana.

 Juramentos do Taekwon-Do:


  Com a finalidade de manter sempre bem vivo o real objetivo do taekwon-do , torna -se quase um rítual ,antes das aula os alunos fazerem o juramento  que norteia a prática dessa luta.
Todo aluno dev ter sempre em mente que quanto melhoor for sua técnica,melhor será seu espírito,oque levara a adquirir auto-controle,mais humildade,paciencia,díciplina,coragem e acima de tudo mais saúde.
"Eu prometo:
1. Observar as regras do taekwon-do.
2. Respeitar o instrutor e meus superiores.
3.Nunca fazer mal uso doTaekwon-do.
4. Ajudar construir um mundo mais pacífico.
5.Ser campeão da liberdade e justiça.

Veja outros post relacionados: 

mais visitada




- Vídeo 
- Áudio